Caixa lacrada com restos mortais é analisada via tomografia


Interior da caixa

Pesquisadores identificaram as ossadas de alguns dos primeiros colonizadores americanos, mortos há 400 anos. Mas, com os restos mortais, foi encontrada uma pequena caixinha de prata. Lacrada. Pra não danificar o conteúdo dela e nem a caixinha, a solução foi a tomografia computadorizada.

Caixa

A tomografia revelou que dentro da caixa havia vários fragmentos de ossos e uma pequena ampola que, segundo os pesquisadores, podia conter água ou óleo bentos. Acredita-se que ela seja um relicário, provavelmente católico. Com as imagens, os cientistas fizeram impressões em 3D.

Interior da caixa

Há uma letra “m” maiúscula inscrita na tampa na caixa. Ninguém sabe quem fez a inscrição e qual seu significado. “Seria o nome de um santo? Ou talvez tenha um significado pessoal?”, pergunta-se James Horn, presidente da Jamestown Rediscovery.

“Essa caixa permaneceu em segredo por mais de 400 anos. Mas é possível, com a nova ciência e tecnologia, que algum dia descubramos o que ela está nos dizendo”.

A identificação das ossadas de quatro líderes de Jamestown (no Estado da Virgínia) revelou detalhes da vida, da morte e da importância da religião no assentamento de Jamestown, que fica a 130 quilômetros ao sul de Washington. Mas foram necessários dois anos de investigação e de técnicas modernas para identificar os ossos, que estavam em péssimo estado de conservação. Os homens identificados são, além do capitão Gabriel Archer, o reverendo Robert Hunt, ‘sir’ Ferdinando Wainman e o capitão William West. Eles foram figuras importantes na condução dos rumos de Jamestown entre 1607 e 1610, um período em que a colônia chegou perto do fim.

Os corpos exumados foram encontrados em novembro de 2013 e se sabia que eram de pessoas de status na comunidade, já que estavam enterrados em uma igreja – a mesma onde ocorreu o casamento entre Pocahontas, filha de um líder indígena que ficou famosa com o filme da Disney, e o explorador britânico John Rolfe.

Via UOL

Compartilhe:

Previous Artigo: Estimativa da idade esquelética comparando dois métodos radiográficos
Next Anatomia em Radiografia Panorâmica

1 Comment

  1. A
    18 de setembro de 2016
    Responder

    Um mistério O_O
    Engraçado a parte da pocahontas kkk

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *