Cirurgiões removem dente de tumor cerebral de um bebê


Tumor dentado?
Tumor dentado?

Cirurgiões removeram do cérebro de um bebê, menino, de 4 meses, um tumor que continha vários dentes totalmente formados a partir do cérebro de um 4 meses de idade, de West Virginia. O procedimento foi descrito no New England Journal of Medicine. 

Uma ressonância magnética foi pedida pelo pediatra porque ele notou que a circunferência da cabeça do bebê estava aumentando mais do que o normal. As imagens revelaram uma massa crescente e heterogênea, com 4,1 por 4,0 por 3,5 centímetros. Além disso, observaram-se estruturas múltiplas ao longo do lado direito do tumor que pareciam com dentes mandibulares.

Tumor dentado?
Tumor dentado? (foto: Narlin Bennet Beaty, M.D., and Edward Ahn, M.D., NEJM 2014)

Feita a cirurgia de remoção do tumor, havia vários dentes totalmente formados na massa tumoral. Depois de examinar o tecido patológico, os investigadores revelaram que o tumor era um craniofaringioma adamantinomatoso. Esses tumores são raros, de crescimento lento, e surgem de um canal que conecta o ectoderma do estomodeu com a bolsa de Rathke evaginada, o ducto craniofaríngeo. A bolsa de Rathke é um precursor embrionário da porção anterior da hipófise, glândula que fica na base do cérebro e é responsável pela liberação de importantes hormônios.

Os depósitos de cálcio, mesmo sob a forma de flocos, são comuns neste tipo de tumor, mas é inédito o fato de haver um dente completamente formado dentro dele. No passado já foram encontrados dentes em cérebros humanos, mas eram teratomas. Ao contrário de craniofaringiomas, que contêm apenas um tecido embrionário, teratomas podem conter todos os três tipos de tecidos embrionários. Por isso que eles são mais conhecidos por conter dedos e outros órgãos humanos parcialmente formados.

A cirurgia já tem um ano, e o menino passa bem. 🙂

Via IFLScience

Compartilhe:

Previous Cisto de retenção mucoso (pseudocisto antral)
Next Remoção cirúrgica de um dente... da mão!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *