Cisto de retenção mucoso (pseudocisto antral)


Pseudocisto antral (radiografia panorâmica)
Pseudocisto antral (radiografia panorâmica). Note o soalho do seio maxilar, lado direito.
Pseudocisto antral (tomografia)
Pseudocisto antral (tomografia)

Características gerais:

Pseudocisto antral é o melhor termo para a imagem em forma de cúpula no soalho do seio maxilar. Consiste no acúmulo de exsudato inflamatório (soro, não mucina) sob a mucosa do seio maxilar. A irritação primária do contorno do seio, como a que se verifica em uma infecção do seio ou em alergias, teoricamente também pode resultar em um infiltrado inflamatório subperiostal.

Características clínicas:

Geralmente assintomático e de regressão espontânea. A prevalência de pseudocistos antrais aumenta durante os meses frios do ano, levando-se à associação com um aumento da frequencia de infecções respiratórias superiores ou irritação por ar seco ou aquecido. Apesar de alergias terem sido propostas como causa, não se nota aumento de prevalência durante o período de pico de exposição ao pólen, por exemplo.

Importante diferenciar os pseudocistos antrais das mucoceles do seio, estas sim são acúmulos de mucina completamente cobertos por epitélio. Exemplos de mucoceles do seio são aquelas lesões decorrentes de trauma ou cirurgia no seio maxilar, conhecidas como cisto ciliado cirúrgico, cisto ciliado traumático ou cisto maxilar pós-operatório.

cisto de retenção do seio maxilar surge a partir de um bloqueio parcial do ducto das glândulas seromucosas ou da invaginação do epitélio, e não ocorre extravasamento. A maioria deles se localiza ao redor do óstio ou no interior de pólipos antrais, sendo assintomáticos e descobertos em exames histopatológicos de pólipos antrais.

Características radiográficas:

Área levemente radiopaca, circular / em forma de cúpula,  localizada no soalho do seio maxilar, este intacto sob a imagem.

Pseudocisto antral (radiografia panorâmica)
Pseudocisto antral (radiografia panorâmica). Note o soalho do seio maxilar, lado direito.
Pseudocisto antral (tomografia)
Pseudocisto antral (tomografia)

Prevalência:

  • Até 14% da população, principalmente no outono e no inverno.

Outras hipóteses diagnósticas:

* * *

O vídeo abaixo (legendado em português) ajuda a entender como o muco fica retido dentro do seio maxilar:

Compartilhe:

Previous A diferença entre tomografia Fan Beam e Cone Beam
Next Cirurgiões removem dente de tumor cerebral de um bebê

2 Comments

  1. […] cúpula,  localizada acima do soalho do seio maxilar, do lado direito. Hipótese diagnóstica: cisto de retenção mucoso (pseudocisto […]

  2. Renato
    31 de agosto de 2015
    Responder

    Cisto de retenção mucoso, sinusite.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *