Cisto Odontogênico Calcificante (Cisto de Gorlin)


Cisto odontogênico calcificante
Cisto odontogênico calcificante
Distribuição relativa de ocorrência do cisto odontogênico calcificante
Distribuição relativa de ocorrência do cisto odontogênico calcificante

Características gerais:

O cisto odontogênico calcificante é uma lesão incomum, com comportamentos histopatológico e clínico variáveis. É amplamente classificado como cisto, mas alguns preferem considerá-lo uma neoplasia. Outros nomes dados ao cisto odontogênico calcificante:

  • Cisto de Gorlin
  • Tumor dentinogênico de células fantasmas
  • Tumor odontogênico cístico calcificante
  • Cisto odontogênico calcificante de células fantasmas

O cisto odontogênico calcificante pode estar associado a outros tumores odontogênicos, como odontomas (mais comumente), tumores odontogênicos adenomatóides e ameloblastomas. A classificação da OMS de tumores odontogênicos coloca os cistos odontogênicos calcificantes junto aos tumores odontogênicos, embora a alteração da terminologia de cisto para tumor, dada a natureza cística da maioria dessas lesões, não parece prática.

Características clínicas:

Os cistos odontogênicos calcificantes são quase sempre intra-ósseos (podem ser periféricos de 13 a 30 % dos casos). A frequência é a mesma em maxilas e mandíbula. Cerca de 65% dos casos ocorrem na região anterior (incisivos e caninos). Os cistos odontogênicos calcificantes associados a odontomas costumam aparecer em pacientes mais jovens (idade média de 17 anos). Já as variantes neoplásicas parecem ocorrer em pacientes mais velhos.

Características radiográficas:

Área radiolúcida unilocular, circunscrita, bem-definida. Ocasionalmente pode ser multilocular. Estruturas radiopacas dentro da imagem – sejam calcificações irregulares ou de densidade semelhante ao osso – aparecem em até metade das lesões. Em até um terço dos casos, a área radiolúcida se encontra associada a um dente não-irrompido, geralmente um canino.

Cisto odontogênico calcificante
Cisto odontogênico calcificante
Cisto odontogênico calcificante
Cisto odontogênico calcificante

A maioria dos cistos odontogênicos calcificantes mede de 2 a 4 cm em seu maior diâmetro, embora haja relatos de lesões de até 12 cm. Pode provocar afastamento e reabsorção de raízes.

Prevalência:

  • Da infância à velhice, com idade média de ocorrência de 33 anos
  • A maioria dos casos é diagnosticado na segunda e terceira décadas de vida

Outras hipóteses diagnósticas:

Compartilhe:

Previous Defeito Ósseo de Stafne
Next Carcinoma Mucoepidermoide Intraósseo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *