Defeito Ósseo de Stafne


Defeito ósseo de Stafne
Defeito ósseo de Stafne
Defeito osseo de Stafne
Defeito ósseo de Stafne em TC

Características gerais:

O defeito ósseo de Stafne é uma concavidade focal do osso cortical na superfície lingual da mandíbula. A biópsia do seu conteúdo geralmente revela tecido normal de glândula salivar, músculo, tecido conjuntivo fibroso, vasos sanguíneos, gordura ou tecido linfóide. Embora se acredite que o defeito de Stafne seja uma alteração do desenvolvimento, ele não parece estar presente desde o nascimento. Outros nomes dados ao defeito ósseo de Stafne:

  • Cisto ósseo estático
  • Cisto ósseo latente
  • Depressão mandibular lingual da glândula salivar
  • Defeito ósseo estático
  • Defeito da cortical lingual mandibular

Características clínicas:

Quase sempre o defeito ósseo de Stafne é unilateral, mas já foram relatados casos bilaterais. É assintomático e descoberto em exames radiográficos de rotina, aparecendo em 0,3% de todas as radiografias panorâmicas. Algumas vezes o defeito pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, criando uma depressão clinicamente palpável.

Características radiográficas:

Área radiolúcida unilocular, bem circunscrita e com margem esclerótica, geralmente localizada abaixo do canal da mandíbula, na região posterior da mandíbula, entre os molares e o ângulo da mandíbula. Os defeitos linguais anteriores, associados à glândula sublingual, podem se sobrepor radiograficamente aos ápices dos dentes anteriores.

Defeito ósseo de Stafne
Defeito ósseo de Stafne

Prevalência:

  • Mais de 80% dos casos ocorre em homens.

Outras hipóteses diagnósticas:

  • Cisto radicular, quando sobreposto aos ápices dos dentes anteriores. Tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem confirmar o diagnóstico, assim como uma sialografia, demostrando a presença de tecido de glândula salivar na área do defeito.
Compartilhe:

Previous A radiografia do maior odontoma composto do mundo!
Next Cisto Odontogênico Calcificante (Cisto de Gorlin)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *