Dens in dente (dente invaginado)


Dens in dente

Dens in denteDens in dente ou dente invaginado é uma alteração de desenvolvimento dos dentes originada pela invaginação na superfície da coroa de um dente antes de ter ocorrido sua calcificação. Pode ocorrer em qualquer dente permanente, mas os dentes mais afetados costumam ser os incisivos laterais superiores, seguidos dos incisivos centrais superiores.

O diagnóstico pode ser feito antes mesmo da irrupção do dente, através do exame radiográfico, o que é importante para prevenir cáries, problemas pulpares e até evitar a perda prematura do dente.

Existem 4 tipos de dens in dente segundo Oehlers, de acordo com o tipo de invaginação. Os tipos (a) e (b) são os mais comuns:

Tipos de dens in dente segundo Oehlers
Tipos de dens in dente segundo Oehlers
  • Tipo I (a): Invaginação que ocorre dentro dos limites da coroa, não se estendendo além da junção amelocementária.
  • Tipo II (b): Invaginação que invade a raiz, mas permanece confinada. Ela pode ou não se comunicar com a polpa dental.
  • Tipo III A (c): Invaginação que invade a raiz e se comunica com o espaço do ligamento periodontal por meio de um pseudo-forame. Normalmente não há comunicação com a polpa, que se encontra isolada dentro da raiz.
  • Tipo III B (d): Invaginação que invade a raiz  e se comunica com a área apical por meio de um pseudo-forame. A invaginação pode ser completamente revestida por esmalte, mas frequentemente é o cemento que reveste a invaginação.
Dens in dente bilateral, caso raro
Dens in dente bilateral, caso raro

Leia o artigo: Bilateral radicular dens in dente in mandibular premolars (relato do caso do dens in dente bilateral da radiografia acima).

Compartilhe:

Previous Geminação, Fusão e Concrescência
Next Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante (Tumor de Pindborg)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *