A Primeira Radiografia


Primeira radiografia

Primeira radiografiaA história da Radiologia começou em 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen descobriu os Raios X.  Não é nem preciso ressaltar (mas vou) a revolução na Medicina e na Odontologia… finalmente era possível enxergar os pacientes por dentro! Com o passar dos anos, a técnica evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano.

A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro de 1895, e a cobaia – sem medo algum de errar no termo – foi Anna Bertha Röntgen, esposa do descobridor. No chassi, com filme fotográfico, ele fez incidir sobre a mão esquerda da esposa a radiação oriunda do tubo por cerca de 15 minutos. Pobre Anna, já que na época não se conheciam os efeitos nocivos desse tipo de radiação ionizante sobre o organismo humano. Enfim… processado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.

No Brasil, a primeira radiografia realizada foi em 1896, e quanto a quem foi o primeiro, há controvérsias: Silva Ramos em São Paulo; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro; Alfredo Brito na Bahia, e por aí vai.

De qualquer forma, obrigada Röntgen. E principalmente, obrigada, Anna. <3

Compartilhe:

Previous Classificação da OMS de tumores odontogênicos
Next Ameloblastoma Unicístico

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *