A radiografia do maior odontoma composto do mundo!


Radiografia do maior odontoma do mundo
Radiografia do maior odontoma do mundo

Lembram da história do rapaz indiano que teve 232 dentes extraídos? Se não, foi o seguinte:

Dentistas indianos teriam extraído 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas. Ashik Gavai chegou ao hospital com o rosto inchado, isso segundo disse à BBC a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, Sunanda Dhiware. O adolescente vinha tendo dores já havia 1 ano e meio, mas os médicos da aldeia em que ele mora não identificaram o problema.

“O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um raro tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno”, disse Dhiware“Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós os guardamos, eles pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes. De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso em maxila em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado na mandíbula e tinha centenas de dentes.

É óbvio que não estamos falando de 232 exodontias… era um odontoma composto. Odontomas são tumores odontogênicos mistos (compostos de tecido dentário mineralizado tanto de origem epitelial quanto de origem mesenquimal). Odontoma é o tipo mais comum de tumor odontogênico (ou seja: a raridade deste caso está na localização – geralmente os odontomas aparecem na região anterior da maxila – e na quantidade de dentículos, não no fato do jovem ter um odontoma, ok?!). Alguns autores consideram os odontomas como malformações de desenvolvimento (hamartomas) e não como tumores. Existem 2 tipos de odontoma: o complexo, quando os tecidos dentários que o formam estão desordenados, ou seja, morfologicamente não remetem à forma de dentes, e o composto, formado por dentículos, como o de Ashik. A radiografia é essa: 

Radiografia do maior odontoma do mundo
Radiografia do maior odontoma do mundo

Fotos do caso:

Odontoma composto

 

Odontoma composto

Odontoma composto

Esclarecido? Então parem de dizer por aí que os dentistas estão estarrecidos com o caso e que eles nunca viram nada parecido. Qualquer dentista decente já viu um odontoma (ou estudou sobre, pelo menos, na faculdade). Só não desse tamanho e nesse local. 😉

Leia mais sobre o assunto nos blogs Vida de Dentista, OdontoDivas e DicasOdonto.

Notícia original, em inglês. –> BBC

Compartilhe:

Previous Tumor Odontogênico Adenomatóide
Next Defeito Ósseo de Stafne

1 Comment

  1. […] atrás falei de um rapaz indiano que, diziam, tinha 232 dentes. Na verdade ele tinha um odontoma composto, e não dentes em separado. Mas dessa vez a coisa é […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *