Tomografia é usada para estudar os corpos dos habitantes de Pompeia


Pompeia

Um estudo que submeteu a tomografias computadorizadas 30 restos mortais encontrados nas escavações de Pompeia revelou que as pessoas que lá viviam, há cerca de dois mil anos, e morreram devido à erupção do Vesúvio em 79 d.C., tinham dentes perfeitos – consequência de uma alimentação saudável – embora tivessem ossos frágeis devido ao excesso de flúor das águas dos mananciais em que bebiam. Em algumas das arcadas dentárias é possível observar imperfeições que indicam que o morador utilizava os dentes para cortar.

Pompeia

Os corpos ficaram conservados em moldes de gesso, pois com a erupção do Vesúvio, as cinzas que caíram sobre Pompeia cobriram os corpos das vítimas. Com o tempo, essa cobertura formada por cinzas e rochas se solidificou. O  material orgânico se decompôs, mas o espaço oco no meio das rochas preservou os formatos dos corpos. Conforme encontrava esses “vazios” em formato de corpos, os arqueólogos preenchiam esse espaço com gesso para preservar o formato exato dos habitantes de Pompeia. Mas esse material continha também restos de esqueletos e dentes bem preservados.

Pompeia

As análises acabam de começar, mas os responsáveis do projeto explicaram que estes exames são capazes de reconhecer, além de dados básicos, como idade e sexo, certas características específicas, como se a pessoa era fumante, se tocava flauta, sua a origem geográfica e a condição sócio-econômica.

O grande problema agora é a densidade do gesso utilizado, pois “é muito parecida com a densidade dos ossos, e por isso foi necessário recorrer à alta tecnologia”, explicou hoje o superintendente de Bens Culturais de Pompeia, Massimo Osanna. Os moldes foram feitos no século 19, quando nem se imaginava poder analisá-los com tomografia computadorizada.

Pompeia

O projeto começou em agosto, com a restauração de alguns dos moldes, mas arqueólogos, antropólogos, radiologistas, dentistas e engenheiros especialistas em scanner se concentraram em 30 desses deles.

Via G1

Compartilhe:

Previous Anatomia em Radiografia Panorâmica
Next Dia do Cirurgião-Dentista

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *