Ameloblastoma Unicístico

Distribuição relativa de ocorrência dos ameloblastomas

Distribuição relativa de ocorrência dos ameloblastomas

Características gerais:

O ameloblastoma é um tumor odontogênico, significativamente o mais comum deles. Sua frequência – considerando o multicístico, o unicístico e o periférico – é comparável a de todos os outros tumores odontogênicos combinados (exceto odontomas).

O ameloblastoma unicístico corresponde a 13% dos casos de ameloblastoma e de 10% a 46 % dos casos de ameloblastomas intraósseos.

Características clínicas:

Ameloblastomas geralmente são benignos, de crescimento lento e apenas localmente invasivos. São frequentemente assintomáticos, embora possam causar aumento de volume ósseo. 90% dos ameloblastomas unicísticos ocorrem em mandíbula, mais posteriormente.

Características radiográficas:

Área radiolúcida unilocular, bem demarcada, por vezes de bordas festonadas, de imagem similar a ceratocistos odontogênicos (tumor odontogênico ceratocístico), cistos radiculares e cistos residuais. Frequentemente está associado à coroa de um terceiro molar não-irrompido, tendo imagem radiográfica igual a de um cisto dentígero.

Ameloblastoma unicístico

Ameloblastoma unicístico

Prevalência:

  • São mais comuns (50%) em pessoas entre 20 e 30 anos de idade

Outras hipóteses diagnósticas:

Compartilhe:

Na câmara escura: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR. Também autora dos blogs Medo de Dentista e OdontoDivas. Veja todos os posts de Ana Tokus
posted: RT Uniloculares | tagged: , , ,

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*