Características gerais:
O cisto odontogênico calcificante é uma lesão incomum, com comportamentos histopatológico e clínico variáveis. É amplamente classificado como cisto, mas alguns preferem considerá-lo uma neoplasia. Outros nomes dados ao cisto odontogênico calcificante:
- Cisto de Gorlin
- Tumor dentinogênico de células fantasmas
- Tumor odontogênico cístico calcificante
- Cisto odontogênico calcificante de células fantasmas
O cisto odontogênico calcificante pode estar associado a outros tumores odontogênicos, como odontomas (mais comumente), tumores odontogênicos adenomatóides e ameloblastomas. A classificação da OMS de tumores odontogênicos coloca os cistos odontogênicos calcificantes junto aos tumores odontogênicos, embora a alteração da terminologia de cisto para tumor, dada a natureza cística da maioria dessas lesões, não parece prática.
Características clínicas:
Os cistos odontogênicos calcificantes são quase sempre intra-ósseos (podem ser periféricos de 13 a 30 % dos casos). A frequência é a mesma em maxilas e mandíbula. Cerca de 65% dos casos ocorrem na região anterior (incisivos e caninos). Os cistos odontogênicos calcificantes associados a odontomas costumam aparecer em pacientes mais jovens (idade média de 17 anos). Já as variantes neoplásicas parecem ocorrer em pacientes mais velhos.
Características radiográficas:
Área radiolúcida unilocular, circunscrita, bem-definida. Ocasionalmente pode ser multilocular. Estruturas radiopacas dentro da imagem – sejam calcificações irregulares ou de densidade semelhante ao osso – aparecem em até metade das lesões. Em até um terço dos casos, a área radiolúcida se encontra associada a um dente não-irrompido, geralmente um canino.
A maioria dos cistos odontogênicos calcificantes mede de 2 a 4 cm em seu maior diâmetro, embora haja relatos de lesões de até 12 cm. Pode provocar afastamento e reabsorção de raízes.
Prevalência:
- Da infância à velhice, com idade média de ocorrência de 33 anos
- A maioria dos casos é diagnosticado na segunda e terceira décadas de vida
Outras hipóteses diagnósticas:
- Odontoma
- Tumor odontogênico adenomatóide
- Ameloblastoma unilocular
- Outras radiotransparências uniloculares
- Outras lesões mistas de margens bem-definidas.