
Características gerais:
É um tumor benigno, raro, geralmente de forma irregular e de consistência gelatinosa. Embora seja uma neoplasia benigna, é agressiva e pode recidivar devido à ausência de cápsula e da consistência frouxa.
Características clínicas:
Mixomas são mais comuns em mandíbula do que em maxilas. Geralmente assintomáticos, os pequenos mixomas são descobertos em exames radiográficos de rotina. Quando são maiores, frequentemente estão associados à expansão indolor do osso envolvido. Em alguns casos, podem ter crescimento rápido.
Características radiográficas:
Área radiolúcida uni ou multilocular, que pode deslocar ou causar a reabsorção dos dentes na região do tumor. As margens da lesão radiolúcida podem ser festonadas, e ela pode conter trabéculas ósseas delgadas (residuais, formando ângulo de 90o entre si), num padrão de raquete de tênis, indistinguível de um ameloblastoma multilocular, favos de mel ou bolhas de sabão.


Prevalência:
- Mais comuns em adultos jovens (entre 25 e 30 anos)
- Não há predileção por sexo
Outras hipóteses diagnósticas:
- Hemangioma intraósseo
- Cisto ósseo aneurismático
- Granuloma central de células gigantes
- Ameloblastoma multilocular
- Outras radiotransparências uniloculares e multiloculares
[…] Sugestão de descrição: Área radiolúcida multilocular, de margens festonadas, em padrão de raquete de tênis, localizada no corpo da mandíbula, do lado esquerdo, causando deslocamento dos dentes envolvidos por ela. Hipótese diagnóstica: mixoma odontogênico. […]
[…] os exames para que o caso de Melyssa pudesse ser analisado. O tumor foi diagnosticado como um mixoma odontogênico. Além da cirurgia, o hospital ofereceu um apartamento para que a família se hospedasse durante […]